Terra Ecológica | Produtos Orgânicos utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.


Nome científico: Origanum vulgare

Família: Lamiaceae

Classificação: Aromático

Utilização na culinária: O orégano é uma erva de sabor forte, apimentado, pungente e amargo, com notas de cânfora e limão. As partes utilizadas podem ser tanto as folhas quanto os botões.

Sinônimos: Oregão

Partes utilizadas: Folhas

Utilização na culinária: O orégano é uma erva de sabor forte, apimentado, pungente e amargo, com notas de cânfora e limão. As partes utilizadas podem ser tanto as folhas quanto os botões.

É um ingrediente essencial em boa parte da culinária italiana, especialmente em massas, molhos, pizzas e legumes assados. Na grécia, ele é usado para fazer souvlaki, peixe assado e salada grega. No México, usam o orégano em pratos com feijão, burritos, recheios de tacos e salsas. Na Espanha e na América Latina, é usado para cozidos e ensopados de carne, sopas e legumes assados.

O orégano pode ser combinado com páprica, cominho e pimenta malagueta para temperar chilli com carne e outros cozidos de carne. É um bom tempero para azeites e vinagres. Pode ser colocado no meio do carvão do churrasco para dar um sabor fino ao grelhado.

Fica bom em grelhados, recheios, sopas fortes, marinadas, legumes cozidos, hamburguer, anchovas, alcachofra, berinjela, feijão, repolho, cenoura, couve flor, pratos à base de queijo, frango, abobrinha, pato, ovos, peixes, crustáceos, cordeiro, cogumelos, cebola, pimentão, carne de porco, batata, aves, espinafre, abóbora, milho verde, tomate, vitela e veado.

Pode ser utilizado, também, junto de outros temperos como manjericão, louro, pimenta, cominho, alho, páprica, salsa, alecrim, sálvia, sumagre e tomilho.

História: Nativo do Mediterrâneo e do oeste da Ásia, o orégano é um arbusto baixo e perene, de caules avermelhados levemente lenhosos, folhas verdes penugentas e flores rosas ou brancas. É frequentemente confundida com a manjerona, pois são do mesmo gênero, porém, seu gosto é mais forte e apimentado quando comparados.


Dúvidas sobre o produto

Envie sua pergunta