Terra Ecológica | Produtos Orgânicos utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.


Nome científico: Laurus nobilis

Família: Lauraceae

Classificação: Aromático

Sinônimos: loureiro, bay laurel

Partes utilizadas: Folhas

Utilização na culinária: O louro é uma erva amarga de aroma adocicado e balsâmico,  com uma adstringência refrescante e notas de noz moscada e cânfora. As partes utilizadas são as folhas, frescas ou secas. As folhas secas tem sabor mais forte que as frescas. Levando isso em conta, duas ou três folhas de louro temperam um prato para seis pessoas.

Na Turquia, o louro é usado em pratos cozidos no vapor e no carneiro cozido lentamente. No Marrocos, o utilizam no frango e nas tagines de cordeiro. Os franceses o usam com carne de vaca nos daubes provençais.

Por liberar o sabor lentamente, o louro é bem útil em caldos, sopas, guisados, molhos, marinadas e conservas. Pode ser usado em um patê, uma terrine antes de ir pro forno, um guisado de peixe, uma mistura de limão e erva doce para rechear um peixe assado, um kebab ou um pilaf. O louro também dá uma fragrância agradável, incomum e picante a manjares, pudins de arroz e pratos com frutas cozidas.

Ele é essencial no buquê garni e para temperar o leite usado no molho bechamel. Pode ser usado com carne bovina, castanhas, frango, frutas cítricas, peixe, caça, feijão, cordeiro, lentilha, arroz e tomate (principalmente molho).

Pode ser utilizado com outros temperos como pimenta do jamaica, alho, zimbro, manjerona, orégano, salsa, sálvia, segurelha e tomilho.

História: O loureiro é oriundo do Mediterrâneo Oriental, mas é desde há muito cultivado no Norte da Europa e nas Américas. Esta árvore chegou a simbolizar a sabedoria e a glória dos Gregos e dos Romanos, que coroavam reis, poetas, campeões olímpicos e generais vitoriosos com coroas feiras com as suas folhas lustrosas e coriáceas. Muito embora existam inúmeras variedades de louro, apenas o L. nobilis é utilizado na culinária.


Dúvidas sobre o produto

Envie sua pergunta